Domínio Ambiental Domínio Ambiental Domínio Ambiental
área do cliente

Área do cliente

 
  Agende uma visita
Abelhas

Abelhas

As abelhas são insetos que pertencem a Ordem Hymenoptera, mesmo grupo das formigas e vespas. Elas são um dos insetos mais importantes para o homem pois seus produtos são de grande utilidade, como o mel, o própolis, a geléia real e a cera.

As abelhas pertencem à superfamília Apoidea, que inclui mais de 20.000 espécies, divididas em 10 famílias. Existe uma variedade de cores e formas com tamanhos que variam de 2 a 39 mm de comprimento.
No Brasil existem dezenas de abelhas nativas, todas elas muito importantes nos ecossistemas como polinizadoras de diversas plantas.

Os nomes comuns variam de região para região e podemos citar alguns:
Abelha-achopé, Abelha-africana, Abelha-europa, Abelha-brava, Abelha-cachorro, Jatai, Irapuá, Mombuca, Moça branca, Mandaçaia, Uruçu, Jandira, Mirim, Mosquito, entre outros.

Algumas abelhas não possuem ferrão e pertencem à família Meliponidae. Muitas espécies são criadas para a retirada de produtos como a abelha Jataí. Algumas das abelhas que amedrontam pessoas são as mamangabas, grandes e peludas. As espécies brasileiras são, na maioria das vezes, de coloração negra com áreas amareladas no corpo.

Com o estabelecimento da Lei nº 5197, de 03/01/67, Lei de Proteção à Fauna foi estabelecida a proibição da sua utilização, perseguição , destruição, caça ou apanha, portanto fica proibido o extermínio de abelhas nativas, pois estão protegidas por lei. O decreto Nº 3.179, de 21 de setembro de 1999 dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Para solicitar informações sobre medidas de controle desta praga, favor entrar em contato com nosso Departamento Técnico.


Solicite sua cotação